Mensagem de Fé

Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores.

Gn 28:15

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto: Alimentação saudável

Projeto Alimentação Saudável
Justificativa
• O interesse de trabalhar com este tema partiu da necessidade de instruir as crianças para que tenham uma alimentação mais saudável. Diariamente as crianças recusam comer os legumes, verduras e até mesmo as frutas, tão necessários ao seu crescimento e desenvolvimento. Alimentos são preparados com todo capricho e amor e desperdiçados no lixo. Na hora da merenda no recreio há desperdício e muitas trazem de casa lanches que nada contribuem para que cresçam saudáveis.
• Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
• Contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade e de outras doenças;
• Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos.
• Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
• Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
• Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/ receitas);
• Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
• Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
• Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
Conteúdos
• Identificação e nomeação dos alimentos ( leite e derivados, frutas, verduras e legumes, guloseimas);
• Informação dos valores nutritivos dos alimentos.
Etapas Previstas
• Construir charadas sobre as frutas, legumes e verduras que misturem informações sobre a cor, o tamanho e o modo usual de consumo.
• Colocar numa caixa, algumas frutas, legumes, verduras e temperos. Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar então que escolha algo da caixa e através do olfato e do tato, descobrir o que tem nas mãos. Os benefícios dos alimentos podem ser discutidos com as crianças.
• Apresentar o alimento “in natura” em sala de aula para sua observação e exploração;
• Mostrar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras. Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente. Distribuir argila para as crianças modelarem os alimentos apresentados.
• Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
• Realizar uma oficina culinária para a elaboração de uma salada de frutas. Colocar sobre uma tábua as frutas, previamente higienizadas, para que as crianças cortem em pedaços pequenos utilizando utensílios plásticos. Arrumar as frutas picadas numa tigela e espremer o suco de laranja ou de outra fruta e servir.
• Atividade semelhante pode ser feita com salada crua de legumes e verduras.
• Pesquisa feita pelos alunos de gravura/fotos dos alimentos e construção de um painel;
• Apresentação da pirâmide dos alimentos;
• Construir um jogo da memória a partir de imagens de alimentos em revistas e encartes de supermercado. Dar preferência às frutas, legumes e verduras.
• Informar sobre cada alimento (nutrientes, derivados...);
• Informar a merenda do dia previamente aos horários das refeições;
• Leitura de histórias variadas sobre o tema (coleção “Hortolânia”, “Frutolândia”, “Sopa de legumes”, “Estou em forma?”, O grande Rabanete, etc.), “A cesta de Dona Maricota”, “Os Biscoitos de D. Lalá”.
• Escrita coletiva de receitas;
• Construção de lista de frutas, legumes, verduras...
• Confecção de fantoches de dedo/ palito dos alimentos;
• Identificar atividades de construção de raciocínio matemático que possam trabalhar com as frutas, verduras e legumes.
• Realizar uma brincadeira com os alunos “brincando de feira”, discutindo como é vendido (quantidades), quais os preços (pesquisar antecipadamente), etc;
• Cruzadinhas, jogo: roleta de frutas e legumes;
• Confecção de quebra-cabeça/ jogo da memória/ jogo de encaixe (por exemplo: desenho da fruta e a letra inicial) dos alimentos;
• Construção de bonecos com os alimentos.
Produto final
livro de receitas.
Apresentação de um teatro ou dramatização;
Apresentação de uma música
Exposição
Salada de frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário